Não é segredo que os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes com o mercado, inclusive com o varejista. Atentos às mudanças de consumo, os empreendedores começaram a dar mais atenção às estratégias de comunicação.
No entanto, por vezes, a comunicação visual externa do estabelecimento fica em segundo plano, o que é um grande erro. Pensando nisso, destacamos 5 benefícios do investimento na renovação da fachada do seu negócio. Confira!
O que é comunicação visual?
Qualquer elemento usado para estabelecer um canal de linguagem já caracteriza a comunicação visual. Ou seja, cores, fontes personalizadas, desenhos e fotos são responsáveis por construir a identidade visual das marcas. Agora, precisamos compreender a importância dessa estratégia de comunicação nos negócios. Vamos lá?!
Imagine que você está em um shopping durante o horário de almoço e, ao passar pela praça de alimentação, despertou a vontade de comer. Agora, vamos supor que nesse local tem apenas duas opções de restaurantes: o primeiro usa o vermelho em sua fachada, já o segundo, tons de azul. Independente de marca, qual dos dois letreiros, baseado nas cores, te despertaria mais atenção e desejo para o consumo?
Possivelmente, você optou pelo primeiro e isso tem uma lógica. Acontece que cores quentes, como laranja e vermelho, tendem a induzir fome e energia. Enquanto, os tons frios, como azul, são mais serenos, não muito utilizados por empresas alimentícias.
Dito isto, ficou mais fácil de entender o papel e a importância da comunicação visual nos negócios — inclusive na elaboração de letreiros e fachadas de estabelecimentos. Vejamos 5 benefícios da comunicação visual externa:
1. Reconhecimento e fortalecimento de marca
Ao fortalecer sua marca, você faz com que ela seja reconhecida no mercado. Para isto, faz-se necessário um trabalho bem produzido de comunicação visual, inclusive com a aplicação da identidade visual da empresa na fachada do estabelecimento.
Assim, mesmo que de longe, consumidores irão reconhecer o seu negócio, realizando um trabalho de “fixação” no subconsciente do público-alvo. Desta forma, fica mais fácil do potencial consumidor lembrar da sua marca quando precisar de um produto e/ou serviço que você forneça.
2. Credibilidade
Credibilidade é fundamental. E, a comunicação visual externa ajuda a transmitir confiança e segurança necessárias para os consumidores. Por exemplo, um centro de beleza e estética que não preza pela aparência externa do negócio, mesmo com boas profissionais, tende a fracassar no mercado.
Uma fachada moderna e clean desperta mais atenção do público, que procura justamente por cuidados estéticos. Lembre-se: uma marca séria está atenta aos mínimos detalhes.
3. Destaque da concorrência
Embora o mercado esteja muito competitivo, ainda há empresários que não dão a devida importância para a comunicação visual. Saia na frente e se destaque da concorrência.
Estude elementos visuais que promovam uma comunicação direta e assertiva com o seu público. Além disso, invista em produtos e serviços diferenciados. Por exemplo, se sua loja fica localizada em um grande centro comercial, vale colocar um rebaixamento na fachada e um letreiro dupla face para chamar atenção de quem transita tanto pela direita quanto pela esquerda.
4. Atrair clientes
Atraia novos clientes e mantenha o seu público fiel à marca. Fachadas personalizadas e totens, por exemplo, são ótimas opções de publicidade para a loja. Como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado. Então, não deixe seus clientes esquecerem de você. Comunique-se com o consumidor.
5. Transmissão de valores
Por último, vamos falar da transmissão de valores. Através da comunicação visual, inclusive na fachada do seu estabelecimento, é possível reforçar os princípios da sua marca, por exemplo, com aplicações de slogans em letreiros ou, até mesmo, com lonas ou totens personalizados que transmitam os valores da empresa.
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