O segmento farmacêutico é um dos mais procurados pelas pessoas no cotidiano, independentemente de horário ou dia de semana. Por outro lado, a ampla demanda também é acompanhada por um mercado bastante competitivo.
Neste meio, ter uma imagem sofisticada, assertiva e impactante pode ser um grande diferencial. E isso se materializa por meio de letreiros e totem, que podem assumir variadas tecnologias e materiais. Pensando nisso, trazemos para você algumas dicas para a confecção de letreiro para farmácia.
Especificidades do segmento de farmácias
Diversas características específicas do ramo farmacêutico mostram com clareza a importância de uma comunicação atraente e assertiva por meio da fachada e dos letreiros. Inicialmente, podemos citar a peculiaridade de que drogarias e farmácias ficam abertas durante longos períodos de tempo, muito além do horário comercial. Inclusive, muitas funcionam em regime de 24h ou fechando somente às 23h ou meia-noite. É raro vermos um estabelecimento desse tipo que fecha às 17h ou às 18h, pela própria natureza de urgência dos serviços prestados.
Conforme veremos a seguir, isso por si só já demanda a existência de letreiros com iluminação, seja frontlight ou backlight.
Além disso, o fato de a maioria dos estabelecimentos desse tipo oferecerem serviços de entrega a domicílio (delivery), ainda mais em períodos de distanciamento social como os atuais, traz a necessidade de uma clara comunicação para os transeuntes, seja pedestre ou motorista, dos canais pelos quais os pedidos podem ser realizados, como telefone, WhatsApp e aplicativo. É importante que tais informações estejam bem claras e com formatos e tamanhos que permitam a identificação com clareza mesmo a distância.
Tipos de iluminação e técnicas aplicadas
É de suma importância salientar que as necessidades de cada caso serão estudadas minuciosamente em parceria e contato permanente da equipe de criação com o cliente, garantindo que as demandas sejam atendidas de forma bastante assertiva e eficiente. Quanto à iluminação, pode ser interna, externa ou por trás da superfície do letreiro, de acordo com as características do ambiente e os objetivos. Nos letreiros frontlight, as estruturas de iluminação são colocadas à frente da fachada, enquanto nos letreiros backlight a fonte de iluminação por dentro da superfície nos casos vazados ou dentro da própria caixa alta. Em nosso blog, temos um post em que trazemos em detalhes as diferenças e vantagens de cada uma das técnicas. Confira!
Outra técnica que costuma ser bastante utilizada em letreiros de drogarias e farmácias são os
letreiros em caixa alta também conhecidos como fachada em alto-relevo, que garante que as letras e o próprio logotipo de destaquem em meio à estrutura do letreiro por meio de uma saliência/protuberância em relação à superfície. Com um design sofisticado e associada a técnicas como a iluminação artificial, os letreiros em caixa alta têm muito a agregar no segmento farmacêutico.
Estratégia de utilização de totem
Outra técnica que costuma trazer ótimos resultados para nossos clientes é a utilização de totem. Trata-se de um painel vertical, geralmente em dupla-face, ou seja, comunicando-se com transeuntes (potenciais clientes) que passam por ambos os sentidos da via. Ou seja, a estratégia de comunicação visual pode ir muito além da fachada e avançar sobre outros espaços. Geralmente em posição mais avançada em relação à entrada loja, os totens garantem que a identidade visual do estabelecimento e informações de contato alcancem um ângulo de visão ainda maior das pessoas.
Um totem dupla-face, por exemplo, pode representar um enorme avanço na construção da imagem de seu negócio, garantindo requinte, sofisticação, comunicação clara e ampliação do leque de potenciais clientes alcançados. Por outro lado, voltamos a reforçar, somente o estudo detalhado de cada caso levará à escolha das melhores estratégias para a comunicação visual do estabelecimento.
Conte com a WJS Letreiros para construir a imagem de drogarias e farmácias!
Além das técnicas que apresentamos ao longo deste texto, os diversos cases bem-sucedidos de letreiro para farmácia no portfólio da WJS Letreiros mostram que as possibilidades para construir a imagem do seu negócio são bastante amplas. Entre em contato, peça um orçamento e conte com a equipe da WJS Letreiros, empresa de confecção de letreiros e fachadas no Rio de Janeiro, para fazer com o seu estabelecimento se diferencie em um mercado tão competitivo.
Converse com um especialista pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!